Joseph nasceu em 9 de dezembro de 1883, na cidade de Monchengladbach, perto de Dusseldorf, localizada na Alemanha.
Filho de um ginasta premiado e de uma naturopata (ela fazia e recomendava o uso apenas de remédios naturais extraídos de ervas, pois para ela eram muito mais eficiente do que uma cirurgia por exemplo), ele sempre teve uma influência muito grande no quesito corpo e saúde.
Joseph foi uma criança muito doente, ele sofria de diversos problemas de saúde como Asma, raquitismo (deficiência de vitamina D) e febre reumática.
Através de sua filosofia influenciada por seus pais, Pilates começou a dedicar sua vida em favor da melhoria da sua saúde, ele focalizava a sua mente praticando técnicas respiratórias que te ajudavam com o problema da Asma.
Joseph Pilates acreditava que a sua má postura e a sua respiração ineficiente eram as causas dos seus problemas de saúde. Por isso, além de trabalhar a sua respiração, e passou a se exercitar ao ar livre.
Por volta dos 14 anos, ele passou a aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia, medicina tradicional chinesa, entre outros. Com isso Joseph Pilates descobriu e estudou diversos tipos de atividades físicas diferentes como a musculação, a Yoga, o boxe, mergulho, kung fu e a ginástica.
Daí então surgiu a sua inspiração para criar o Método Pilates que se encontra presente em nossas vidas até os dias atuais.
Após sua longa jornada de vida, Joseph Pilates faleceu aos 83 anos, devido algumas complicações pulmonares, embora ainda exista muita controvérsia sobre o que realmente originou o problema.
Após unir os seus conhecimentos do corpo e da mente, Joseph Pilates saiu da Alemanha e foi morar na Inglaterra já em sua fase adulta.
Após dois anos, por conta da I Guerra Mundial que estava havendo naquele período, ele foi preso e enviado para um campo de concentração localizado na Ilha de Man.
Foi então que Joseph começou a colocar os seus estudos em prática utilizando molas de cama para realizar exercícios reabilitando os outros presos que se encontravam lá, até mesmo os mais debilitados.
Conforme os seus pacientes melhoravam, ele aumentava o grau de dificuldade dos exercícios para que eles pudessem ganhar mais força e flexibilidade trabalhando não só com seus corpos, mas também suas mentes através do controle da respiração.
Com isso, Joseph Pilates passou a desenvolver o seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de “Contrologia”, baseando-se no controle da mente sobre os músculos.
Estima-se que todos os presos que praticaram os exercícios propostos por Joseph permaneceram saudáveis até o final de suas sentenças, mesmo após uma grande epidemia de doenças que se manifestou naquela época.
E assim Joseph Pilates iniciou sua carreia que durou 38 anos como o criador e instrutor de Pilates. Durante esse tempo, ele desenvolveu uma lista de clientes com bem mais de 2.000 alunos, entre eles celebridades, artistas famosos, escritores e até membros da realeza.
Joseph Pilates sempre manteve a sua boa forma física mesmo no período em que sua idade já se encontrava mais avançada.
Ao longo de sua vida, ele ensinou o seu Método a milhares de pessoas, mostrando a importância dos exercícios e os benefícios que cada um deles traziam e trazem até hoje para o corpo e a mente.
Pilates entendeu que para o corpo estar em boa forma é necessário a mente estar em boas condições, por isso seu Método trabalha todos os dois de um jeito harmonioso.
Suas técnicas utilizadas em cada um dos movimentos criados por ele e todos esses benefícios proporcionados pelo Método, são os seus principais legados até hoje deixados para nós pilateiros.
Fonte: Revista PIlates
Débora Araújo
Aluna de Pilates
Excelente Studio de Pilates, muito limpo,
organizado e com ótimos profissionais.
Super Recomendo!!!